Simp

Está aqui

Arguido volta à prisão

1 jun 2023

Hoje, a Procuradora da República na secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Albufeira, apresentou a primeiro interrogatório judicial, um homem de 71 anos de idade, detido pela prática de dois crimes de roubo na forma tentada. 

No dia 19 de maio de 2023, cerca das 15.00 horas, num estacionamento na zona de Paderne, o detido munido com uma pistola, entrou para o banco traseiro de um automóvel, onde já se encontrava o condutor e uma passageira. Sob ameaça da arma, o detido ordenou ao condutor que seguisse para a via de trânsito. 

O condutor iniciou a marcha e imediatamente buzinou para alertar os transeuntes. Enquanto isso, a passageira saiu da viatura. Ato continuo, sob a ameaça da pistola, o detido obrigou o condutor a também sair da viatura e sentou-se no posto do condutor, não conseguindo colocar a viatura em marcha, por não conhecer o sistema de mudanças automáticas. 

Não obstante, o detido abandonou a viatura, dirigiu-se à passageira e empunhando a pistola intimou-a a entregar-lhe a carteira. Face à presença de pessoas, o detido fugiu sem levar qualquer bem. 

No dia 26 de maio do corrente ano, na zona de Tunes, o detido acompanhado por outra pessoa, ambos envergando passa-montanhas, dirigiu-se a uma moradia isolada. No exterior, encontraram o proprietário com o qual envolveram-se em luta. A dado momento o outro sujeito seguiu para o interior da moradia, tendo desferido coronhadas na cabeça da proprietária que estava à porta da rua. Quando todos se encontravam dentro da moradia, o detido exigiu “o cartão e o dinheiro”! Face à negativa do proprietário, ambos envolveram-se novamente em luta, tendo o proprietário no decurso desta conseguido tirar o “passa-montanhas” ao detido – o que levou este e a terceira pessoa a fugirem! 

Com inicio em 1985, o detido cumpriu diversas penas de prisão as quais totalizam mais de 18 anos e encontrava-se agora em liberdade condicional. 

A magistrada requereu a aplicação ao detido da medida de coação de prisão preventiva, no que foi deferido. 

A detenção foi feita pela Polícia Judiciária.