Incêndio Florestal. Acusação. MP de Portimão

comarca faro 3 noticias

A Procuradora da República junto do Juízo Local Criminal de Portimão, acusou um homem de 50 anos para julgamento em tribunal coletivo, por quatro crimes de incêndio florestal.

De acordo com a acusação, em três momentos distintos do dia 18 de agosto de 2025, o arguido, num motociclo, deslocou-se às localidades de Casais, em Monchique, de Vale da Ribeira e a uma área próxima do Autódromo Internacional do Algarve. Nesses locais, com recurso a um isqueiro ateou fogo em zonas de mato, incêndios que, devido ao vento forte, se rapidamente se propagaram às imediações.

Ainda segundo acusação, na tarde de 26 de agosto, o arguido, deslocou-se ao Sítio do Castanheiro, em Bensafrim e, mais uma com recurso a chama direta, ateou novo incêndio numa zona florestal.

Os incêndios provocados pelo arguido resultaram na destruição de mais de 20 hectares de mato rasteiro, eucaliptos, canas e árvores de pequeno porte, só não tendo assumido consequências de maior gravidade devido à pronta intervenção dos bombeiros.

No dia 27 de agosto de 2025, no âmbito de buscas judiciais, o arguido tinha na sua posse um isqueiro, bem como, no interior de um veículo automóvel, outros três isqueiros e três jerricans destinados ao acondicionamento de combustível, sendo que um deles continha cerca de três litros de gasolina.

O arguido está em prisão preventiva.

A investigação esteve a cargo do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária.
 

NUIPC: 269/25.8JAPTM